Plenário da Alepe
Foto: Divulgação / Alepe


Com cerca de 4 meses para o final do prazo de filiação partidária, os possíveis nomes que poderão concorrer a uma das 49 vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, se matem em silêncio e sem movimentações políticas aparentes.

São lembrados para concorrer as eleições de 2022, o radialista Doutor Gatão que atualmente está no PSDB, e em 2018 concorreu ao cargo de deputado estadual, obtendo pouco mais de 4 mil votos na cidade. Outro nome cogitado na corrida eleitoral é o do engenheiro Jadson Caetano (Cidadania), que em 2020 concorreu ao cargo de prefeito de Escada, ficando na terceira colocação, tem sido o único que tem feito alguma movimentação nas redes sociais, mesmo que de forma tímida, ele deverá cumprir seu compromisso político com Daniel Coelho, quem deverá apoiar para federal.

Se espera que o governo da Prefeita Mary Gouveia (PL), lance algum representante para a disputa estadual, são lembrados como possíveis candidatos da gestora, o secretário de desenvolvimento institucional, Jandelson Gouveia (PSC) que é seu esposo, ou a secretária de infraestrutura Jacyara Gouveia (PL), sua filha. Surgiu também nos bastidores da imprensa política, que a prefeita poderá apoiar o atual presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, que tem ajudado Mary na aproximação com o governo estadual, caso se confirme essa possibilidade, o grupo dos Gouveias, deverá abrir mão de uma candidatura estadual própria, já para federal a prefeita irá votar em André Ferreira, com quem tem compromisso assumido desde 2018.

O grupo que apoiou em 2020 o empresário Lailton na disputa pela prefeitura de Escada, tem se reunido para lançar também um nome para a disputa, e quem tem se colocado a disposição para concorrer a eleição estadual, é o ex-vereador Rinaldo Cara Veia, quem compôs como vice-prefeito na chapa do PSDB nas eleições municipais, mas não há confirmação da informação.

Em resumo, ao que tudo indica, Escada que tem quase 45 mil eleitores, deverá caminhar para mais uma eleições geral morna, e sem candidatos competitivos para vencer a eleição, e representar a cidade na esfera estadual. Aos que devem concorrer o pleito, deverão usar seus desempenhos, caso sejam consideráveis ao se fechar as urnas em 2022, como trampolim eleitoral para a disputa municipal de 2024.