Encontros ocorreram nesta terça, na Capitania dos Portos e no Palácio do Campo das Princesas
Foto: Heudes Regis/SEI |
O governador Paulo Câmara esteve reunido, nesta terça-feira (22.10), com os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para discutir questões de planejamento para o futuro, além de trocar experiências sobre o trabalho feito no Estado para a prevenção, contenção e limpeza das manchas de óleo que atingiram praias do litoral sul. Durante a reunião com Gustavo Canuto, no Palácio do Campo das Princesas, o ministro sinalizou a possibilidade de que algumas das ações realizadas em Pernambuco sejam analisadas para implementação em outros Estados afetados.
“Conversamos sobre a capacidade de darmos respostas mais rápidas a cada movimento que possa ocorrer nas nossas praias e sobre como podemos avançar no planejamento para o futuro, nos ajustando para possíveis danos que possam vir a ocorrer. Hoje, estamos com uma situação de limpeza bem avançada das praias, mas é preciso uma segunda etapa, que é a de limpeza final. Ações de prevenção são fundamentais e o ministro Gustavo Canuto nos garantiu que, independentemente de situação de emergência, a questão da prevenção será conveniada com o Governo Federal”, afirmou o governador.
O ministro do Desenvolvimento Regional registrou que a União deve atuar de forma preventiva, e que o encontro teve o objetivo de entender o que está faltando para que a situação seja resolvida em Pernambuco. Gustavo Canuto também ouviu de Paulo Câmara relato sobre a atenção especial dada aos estuários e cogitou a possibilidade de reproduzir ações do Governo de Pernambuco em outros Estados. “Foi utilizada uma prática de barreiras de contenção que o governador Paulo Câmara garantiu ter sido efetiva aqui em Pernambuco. Então, a gente quer replicar essas barreiras em outros estuários”, pontuou Canuto.
REFORÇOS - Entre as ações já implementadas em Pernambuco, as equipes da Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CPRH distribuíram mais de 1.700 botas, sete mil luvas, 16 mil mascaras, 3.300 sacos plásticos e 4.500 sacos de ráfia, 640 bags e mil rolos de manta absorvente aos voluntários e equipes de trabalho. O governador aproveitou o momento para anunciar um reforço nessa distribuição, com mais material.
“Independente do Plano de Contingência e da promessa do Governo Federal de chegarem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), vamos fazer compras adicionais, para que não falte de maneira nenhuma. Isso já está sendo providenciado”, adiantou Paulo Câmara. “Espero, efetivamente, que mais à frente tenhamos condições de saber exatamente a origem disso (do óleo), para que possa ser evitado um dano maior em outras praias”, concluiu.
PREFEITOS - Pela manhã, durante reunião na Capitania dos Portos com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, Paulo Câmara anunciou a decisão de reunir os prefeitos dos municípios atingidos pelo vazamento de óleo no litoral sul do Estado. O encontro acontecerá já nesta quarta-feira (23.10), às 14h30, no Palácio do Campo das Princesas. O governador adiantou ainda que os prefeitos do litoral norte também serão convidados, embora as manchas de óleo ainda não tenham chegado aos municípios daquela região.
“Estou convidando os prefeitos das praias atingidas e também os do litoral norte para uma reunião amanhã, no Palácio. Informei isso ao ministro e à Marinha, cuja presença, para nós, é muito importante. Vamos fazer uma prestação de contas, mostrar o que ainda falta ser feito e, ao mesmo tempo, promover uma troca de experiências com os demais municípios, caso o óleo chegue lá”, explicou o governador. Segundo ele, a partir da experiência das cidades já atingidas é possível estabelecer um processo de prevenção, com ações mais planejadas.
0 Comentários
Faça seu comentário aqui!