Comentário do ministro da Fazenda sobre possível ida do hub da Latam para Fortaleza repercute na Alepe

Parlamentares divergiram ao interpretar declarações de Joaquim Levy sobre centro de conexões de voos.

Alepe
 Foto: Portal da Copa/ME
Uma declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, referente à possível definição de Fortaleza como sede do hub da Latam, ganhou repercussão na Assembleia, nesta quinta (15). O gestor da pasta federal abordou o tema durante audiência pública na Câmara Federal, na quarta (14). Além do Ceará, estão na disputa pelo centro de conexões Pernambuco e Rio Grande do Norte. Primeiro a comentar o assunto, Aluísio Lessa (PSB) disse que, apesar de reunir melhores condições, Recife estaria sendo preterido por falta de articulação política. Já o líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), criticou tal posicionamento, defendendo que essa interpretação da fala de Levy “apequena” a discussão.

“Os representantes de Pernambuco no Governo Federal devem uma resposta aos 49 deputados estaduais que subscreveram um documento técnico em defesa da vinda do hub da Latam para o Recife”, cobrou Lessa. O parlamentar também fez críticas à possível desarticulação política e falta de empenho de senadores e deputados federais pernambucanos, bem como do ministro de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Em resposta ao discurso do socialista, o líder da Oposição argumentou que a empresa segue lógica de mercado e irá se instalar na localidade com melhores condições técnicas e econômicas. “Dizer que já houve definição política sobre o assunto é falacioso e equivocado”, ponderou. Segundo o petebista, é preciso superar as divergências partidárias para continuar na disputa. “O momento é de união e estou certo que Pernambuco é o melhor no critério técnico”, complementou.

Também participaram das discussões, por meio de apartes, os deputadosLula Cabral (PSB), Odacy Amorim (PT), Rodrigo Novaes (PSD), Teresa Leitão (PT) e Romário Dias (PTB). “Prefiro acreditar que essa definição prévia não passa pelo gabinete da presidente da República”, disse Novaes. “O momento não é para avaliar a influência política de cada ministro. Meu conselho é reunirmos forças, pois o anúncio oficial ainda não saiu”, concluiu Amorim.

ENTENDA A DISPUTA – Recife, Fortaleza e Natal estão concorrendo para receber o hub que a Latam vai instalar na região Nordeste a partir de 2016. Nos últimos meses, as três capitais apresentaram documentos técnicos e propostas para atrair o empreendimento. A decisão oficial somente deve ser divulgada em dezembro.

0 Comentários

Entre em contato comigo

Tenha uma comunicação direta, para enviar pautas, sugestões, análises e seus comentários sobre meu trabalho. WhatsApp (81) 99437-0832